Irmãs de Maria de Schoenstatt celebraram os 50 anos da sua chegada a Portugal

Irmãs de Maria de Schoenstatt celebraram os 50 anos da sua chegada a Portugal

Cinco décadas de missão, fé e gratidão: as Irmãs de Maria de Schoenstatt celebraram 50 anos de presença em Portugal.

Em 8 de setembro de 1975 a primeira Irmã de Maria de Schoenstatt, Ir. M. Custódia, chega a Portugal enviada do Brasil, marcando o início de uma missão que celebramos com profunda gratidão. Por isso, no domingo, 9 de novembro de 2025, foi comemorado com grande alegria o jubileu dos 50 anos da presença e missão das Irmãs de Maria de Schoenstatt em Portugal.

A celebração ocorreu no Santuário de Schoenstatt Tabor Matris Ecclesiae na Gafanha de Nazaré, Diocese de Aveiro, onde foi celebrada a santa missa solene de ação de graças, presidida por Dom António Moiteiro, Bispo diocesano de Aveiro, e concelebrada por sacerdotes da Diocese de Aveiro, Porto, Viseu e Lisboa. Estiveram presentes representantes da Família de Schoenstatt dos quatro Santuários existentes em Portugal, muitos amigos e benfeitores, bem como autoridades civis e comunidades religiosas.

Estiveram também presentes a Irmã M. Ana Teresa, membro da Direção Geral da Família das Irmãs de Maria de Schoenstatt, e a Irmã M. Rosangela, Assistente da Delegação, membro da Direção Provincial.

D. António, na sua homilia, destacou a importância das Irmãs de Maria olharem para a Mãe de Deus e seguirem o seu exemplo de seguimento de Cristo, num sinal de esperança no meio do mundo.

Na procissão de oferendas as Irmãs ofertaram alguns símbolos que expressavam a gratidão pela história nestes 50 anos na edificação de Schoenstatt em Portugal.

Os cantos litúrgicos da missa, entoados pelo coro da família Barroso de Coimbra, criaram uma atmosfera de oração, recolhimento e alegria. A participação ativa da comunidade foi um testemunho do apreço e admiração pelas Irmãs e por toda a obra de Schoenstatt.

A Ir. Mariluci Cavalin fez o agradecimento em nome das Irmãs de Maria a todos os que ali estavam representados, autoridades civis e religiosas, a todo Movimento de Schoenstatt que no decorrer destes 50 anos tem ajudado as Irmãs de Maria a cumprir sua missão em terras de Santa Maria, bem como a todos os benfeitores que através da sua generosidade permitem que as obras apostólicas sejam mantidas.

No final todos foram motivados a rezar suplicando por vocações para a família das Irmãs de Maria. Para isso, na saída do salão cada família recebeu uma vela juntamente com uma pagela com a oração vocacional para rezarem em família.

Irmãs de Maria de Schoenstatt celebraram os 50 anos da sua chegada a Portugal

A santa missa foi concluída em frente ao santuário onde foi renovada a Aliança de Amor e suplicada a indulgência plenária do ano centenário das Irmãs, concedida pelo Papa Leão XIV a todos os Santuários de Schoenstatt onde as Irmãs de Maria atuam.

Em seguida o Sr. Bispo deu a bênção final.

Irmãs de Maria de Schoenstatt celebraram os 50 anos da sua chegada a Portugal

Após a missa, houve um momento de encontro familiar para todos. Ali foram cantados os parabéns às Irmãs e repartido um grande bolo.

Foi um momento de alegria e de reencontro onde muitas histórias foram recordadas e compartilhadas.

2025-11-11

VOLTAR

Newsletter

Pretendo ser informado(a) por e-mail das vossas novidades

* Campo obrigatório

AGENDA SEMANAL

10/11, 18:00: Santa Missa no Santuário
12/11, 18:00: Santa Missa no Santuário
14/11, 17:30: Roda de Conversa com Pe. Gonçalo Cravo, Diálogo com famílias
14/11, 18:00: Santa Missa no Santuário
15/11, 17:00: Santa Missa no Salão
16/11, 11:00: Missa das Crianças no Salão
16/11, 16:15: Adoração com Bênção do Santíssimo no Santuário
16/11, 17:00: Santa Missa com a Renovação das Promessas Matrimoniais

Contactos

Rua do Santuário, Nº 83, Aveiro, Portugal

(+351) 234 320 290
Chamada para a rede fixa nacional

(+351) 963 690 414
Chamada para rede móvel nacional