Na Taça são depositadas as representações simbólicas das ofertas ao Capital de Graças, daqueles que colaboram com a missão de Schoenstatt. Essas representações, ali queimadas em cada dia 18, são papéis e símbolos conquistados ao longo do mês, depositados na talha do Santuário, que registam o esforço pessoal de cada um na luta pela santidade. As chamas elevam os sacrifícios e contribuições ao céu, como fogo de amor, e lembram a cada um a missão de “incendiar o mundo” com o ardor missionário.
Trata-se de um símbolo importante nos Santuários de Schoenstatt, pois recorda o heroísmo e a santidade que os cristãos almejam e buscam.
SABER MAIS SOBRE O SIMBOLISMO DA TAÇA
Taça
A grande taça, composta por três pontas, tem o formato de uma patena (a patena é aquela peça redonda e fina, que acompanha o cálice, na qual se deposita a Eucaristia durante a missa). Ela acolhe os sacrifícios oferecidos a Deus. Na Santa Missa, a patena leva não apenas o corpo de Cristo, mas também todos os méritos conquistados por Jesus, ele mesmo e a sua entrega total pela humanidade, quando morreu na cruz.
Na Taça de Engling, essa patena, em forma de triângulo, indica também a Santíssima Trindade, fonte e modelo de todo o amor que se consome. Os nossos sacrifícios têm valor quando os unimos ao amor do Deus Trino. Em Cristo, esses méritos, que são as contribuições pessoais de cada um e os seus esforços de santificação por meio da autoeducação, tornam-se penhor de salvação.
A taça sustenta o globo, indicando que o sacrifício de Jesus salvou o mundo. Também para nós é possível hoje colaborar na salvação da humanidade, pelos nossos esforços pessoais, que sobem ao céu unidos à oferta de Cristo.Globo
Mostra que “o mundo todo é o nosso campo de batalhas”, como dizia José Engling, e que é preciso incendiar o mundo. O globo recorda que as ofertas pessoais ao Capital de Graças são parte do compromisso de cada um com o mundo todo. O Capital de Graças é oferecido pela salvação da humanidade e não apenas por interesse próprio. Neste sentido, o globo presente na Taça de Engling, acentua a dimensão missionária da autoeducação: os meus esforços pessoais revertem-se em graças para a humanidade inteira.Fogo
Os papéis e sinais concretos das ofertas ao Capital de Graças são consumidos pelo fogo na Taça. Este gesto quer representar a força do amor que incendeia e ilumina o mundo. Cristo diz: “Eu vim lançar fogo sobre a terra” (Lc 12, 49), é esse fogo de amor do Pai que deve ser ateado à humanidade. Cada sacrifício, oferecido a Deus pelas mãos de Maria, aquece o mundo. Assim, unido ao sacrifício de Cristo, é possível ajudar a incendiar e iluminar o mundo pelo amor.Tripé
Os três suportes que sustentam a taça formam a letra “M”, de Maria, de Mãe. Cada suporte representa um ponto de contacto de Schoenstatt: o Santuário, o Fundador e a Mãe de Deus. O nosso empenho pela autoeducação e os sacrifícios que oferecemos são realizados pela sua intercessão, em Aliança de Amor com a Mãe de Deus. Ela sustenta-nos na luta e mantém-nos sempre abertos para acolher o amor divino e multiplicá-lo em boas obras, retornando assim ao céu, como dádivas sacrificais.
AGENDA SEMANAL
10/11, 18:00: Santa Missa no Santuário
12/11, 18:00: Santa Missa no Santuário
14/11, 17:30: Roda de Conversa com Pe. Gonçalo Cravo, Diálogo com famílias
14/11, 18:00: Santa Missa no Santuário
15/11, 17:00: Santa Missa no Salão
16/11, 11:00: Missa das Crianças no Salão
16/11, 16:15: Adoração com Bênção do Santíssimo no Santuário
16/11, 17:00: Santa Missa com a Renovação das Promessas Matrimoniais
Links Úteis
Contactos
Rua do Santuário, Nº 83, Aveiro, Portugal
(+351) 234 320 290
Chamada para a rede fixa nacional
(+351) 963 690 414
Chamada para rede móvel nacional